quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Veja matéria sobre o livro “Sou Memória, sou Cubango: recanto da raça negra – letramento, samba e fé”

Memorial Roberto Silveira recebe lançamento do livro sobre o bairro Cubango
20.09.2013 | 5:47 pm
Professor Teones França com os alunos da Escola Estadual Dr. Memória

O Centro de Memória da História e Literatura Fluminense – Memorial Roberto Silveira recebeu na tarde desta quinta-feira (19) o lançamento do livro “Sou Memória, sou Cubango: recanto da raça negra – letramento, samba e fé” (Editora iVentura), dos escritores Fernanda Santos e Teones França. Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a obra de 101 páginas é um passeio pela história do bairro do Cubango, Zona Norte de Niterói, destacando seus patrimônios históricos e culturais, como a centenária Capela de Santo Expedito, a tradicional escola de samba Acadêmicos do Cubango, o sincretismo religioso influenciado pela raça negra e a Escola Estadual Dr. Memória, da qual os autores do livro são docentes. E foi justamente através da escola que a ideia do livro surgiu.
”Tudo começou há cinco anos atrás, quando começamos um trabalho para resgatar a história da Escola Estadual Dr. Memória, que ano que vem completa 70 anos. Porém, percebemos que os moradores mais antigos da região tinham mais a falar do bairro em si. Então descobrimos muitas histórias interessantes do local que mereciam ser contadas em um livro. Um dos objetivos do livro é resgatar o orgulho do morador do Cubango”, contou Teones à equipe de comunicação da Fundação Municipal de Educação (FME).
Durante o evento, o escritor ministrou uma palestra aos alunos e professores para falar um pouco mais do livro e do bairro. Outro fator que impulsionou o projeto é o que ele chama de “diminuição do Cubango”.
“Fizemos um estudo e descobrimos que o bairro vem diminuindo ano após ano. Se antes ele começava no Largo do Marrão e ia até a Alameda São Boaventura, no Fonseca hoje ele é constituído basicamente entre dois quarteirões. Isso se deve à especulação imobiliária, pois as grandes empreiteiras não querem associar seus empreendimentos a um lugar cercado por morros. O Cubango só é visto de forma positiva apenas um dia no ano: quando a escola de samba desfila. No restante do ano é um bairro é associado à violência. Nosso objetivo é quebrar essa visão”, concluiu.
Nascido e criado no local, o também escritor Antônio Soares, autor do livro “Às margens plácidas do Rio Calimbá”, que conta histórias de sua infância no bairro, prestigiou o lançamento. Para ele, o livro de Teones e Fernanda é um desdobramento da sua obra.
”É um livro extraordinário, que traz uma riqueza de detalhes e conta facetas do Cubango que eu não abordei”.
         O livro, que não está à venda por ter sido financiado pelo FNDE, será distribuído aos estudantes das escolas municipais da cidade, em uma tiragem inicial de 1000 exemplares. Ao final, Teones França dedicou o livrou às famílias das vítimas do deslizamento no Morro do Bumba, em abril de 2010.
       
Teones destaca a importância da valorização do bairro do Cubango
         
        Texto e Fotos: Magno Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário